Processos Criativos: Mestrado de Artes Plásticas – Universidade do Porto (Creative Processes: Master of Fine Arts – Porto University)

VERSÃO EM PORTUGUÊS


Fotografia, vídeo e poesia.
Sobre a dualidade de viver neste mundo.A busca pela verdade. O que real? Será que o que vemos é genuíno? Ou somos manipulados a ver uma realidade baseada em interesses individuais? Indagações que trazem decepção e luz. Contrapontos que permeiam entre o desconforto e a delicadeza.


 

ENGLISH VERSION

 

Photography, video and poetry.
About the duality of living in this world. The search for the truth. What is real? Is what we see genuine? Or are we manipulated to see a reality based on individual interests? Inquiries that bring disappointment and light. Counterpoints that permeate between discomfort and delicacy.

VERSÃO EM PORTUGUÊS

O projeto fotográfico idealizado para disciplina no mestrado em artes plásticas na FBAUP.

A partir de um elemento aleatório, a quantidade de paradas de metro entre a minha casa e a praia de Matosinhos, cheguei ao número 16. Com base neste algoritmo, foram realizadas 16 fotografias, com abertura de diafragma f.16 e com intervalo de 16 passos entre cada clique, totalizando assim 256 passos, título deste projeto. As 16 fotografias foram sobrepostas para criar uma composição única, questionando a passagem do tempo e espaço. Foram utilizados apenas múltiplos e divisores de 16 para gerar a opacidade de cada fotografia na criação da composição final, sendo assim, as imagens apresentam as seguintes porcentagens de opacidades 48%, 32%, 16% e 8%.


ENGLISH VERSION

The photographic project was created for discipline in the Master of Fine Arts at FBAUP, Porto University.

From a random element, the number of metro stops between my house and Matosinhos beach, I reached number 16. Based on this algorithm 16 photographs were taken, all with diaphragm aperture f.16 and with 16 steps between each click, thus totaling 256 steps, the title of this project. The 16 photographs were overlayed to create a unique composition, questioning the passage of time and space. Only multiples and dividers of 16 were used to generate the opacity of each photograph in the creation of the final composition, so the images have the following opacity percentages 48%, 32%, 16% and 8%.